top of page

Prof. Ms. Moacyr Teixeira Neto

Violão (Guitarra Clássica) - FAMES

Mestre em Música pela UFRJ. É professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e diretor da Acordes Centro de Música e Artes. Acumula prêmios de Melhor Intérprete nos Concursos Villa-Lobos e Souza Lima (Brasil), além de ter sido finalista do Concurso Internacional Augustin Barrios (Paraguai). Tem se apresentado em diversas cidades brasileiras, além de Santiago de Compostela (Espanha), Assunção (Paraguai), Lima (Peru), Montevidéo (Uruguai), Milão (Itália) e EUA.

É Professor convidado para importantes eventos como o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES) e já se apresentou com diversas orquestras brasileiras.

Tem intensa atividade editorial, com oito Cds gravados e com edição de vários livros sobre o violão. Seus 2 últimos CDs “Serenete” e “Bande de Congos” foram lançados pelo selo americano Creatspace e possuem distribuição mundial pela Amazon.com

 

site oficial: www.moacyrteixeiraneto.com.br

Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto

UFSCAR - GEPEC

Graduado em Filosofia pela PUC - Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós doutorado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Professor da Universidade Federal de São Carlos atuando na graduação e na pós-graduação. Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica de Ciências da Educação - RECE e da Revista de Educação - REVEDUC. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - GEPEC e coordenador do curso de pedagogia da terra da UFSCar.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico. Tem vasta produção na área acadêmica, com cerca de 40 livros e/ou capítulos de livros prublicados, além mais de 70 artigos e/ou trabalhos em eventos acadêmicos.

http://lattes.cnpq.br/4809080593333472

Trio Candeeiro do Fifó

​

O Trio Candeeiro Fifó é formado por Chyco Leite do Tareco (voz, triângulo) Mateus Moraes (voz, acordeon) e Elsão Quebra-Facão (zabumba). O trio se conheceu em São Gabriel - BA e desde então faz questão apresentar o forró tradicional com o som bem original da sanfona, zabumba e triângulo. O show mistura o xote, xaxado, baião e arrasta-pé com momentos de poesia e cordel recitadas por: Chyco, que é professor de música, poeta, cordelista e escritor;  o coração do trio que pulsa através das batidas do zabumba de Elsão; e as melodias e harmonias bem peculiares que ficam por conta do também professor de música e maestro, Mateus Moraes. O resultado disso tudo é um passeio entre o sertão e o recôncavo da Bahia com muito entusiasmo e originalidade.

​

Página Oficial: https://www.facebook.com/tcandeeirofifo/

Prof. Dr. Alexandre Martins Araújo

UFG

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em História pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em História pela Universidade Católica de Goiás. Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Goiás. Idealizador da RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Nacional, Banana Menina, Hidrolândia - GO, onde são realizadas pesquisas sobre educação ambiental em áreas de preservação. Desenvolve estudos sobre História da América, com ênfase nas relações entre culturas de migração nas colônias inglesas do século XIX.

Tem como principais linhas de pesquisa as comunidades afro-descendentes em regiões de Goiás afetadas pelo avanço da agroindústria; a Dinâmica Socioeconomica do Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; e Culturas, fronteiras e identidades
Atualmente, dirige o núcleo de História Ambiental e Interculturalidade - NUHAI, sediado na Faculdade de História, da Universidade Federal de Goiás.

http://lattes.cnpq.br/6195011167649888

Prof. Ms. José Roberto de Oliveira

UFMS

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), Mestrado em História, Região e Identidades pela UFMS (2004). É especialista em Pedagogia da Alternância pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi diretor da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues em Campo Grande. Foi técnico de nível superior da Universidade Católica de Brasília - UCB, prestou consultoria junto a organismos internacionais como PNUD, UNESCO e OEI, atuando junto ao MEC, na SECADI, na Coordenação Geral de Educação do Campo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, educação do campo, especulação, latifúndio e terras devolutas. Atualmente, coordena o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMS - Campus Campo Grande. Possui publicações sobre educação e educação do campo e já foi responsável pela produção de material didático em EJA no PROJOVEM Campo - Saberes da Terra do Ministério da Educação. A partir 2014 é professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

http://lattes.cnpq.br/

Prof.ª Dr.ª Sheila Maria Campello

SEEDF/Arteduca

Doutora e mestre em Arte pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IdA/UnB); graduada em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (USU/RJ) e em Educação Artística pelo IdA/UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF, atuando na Coordenação Regional de Ensino do Paranóa e Itapoã. Coordena o Grupo Arteduca, vinculado ao Laboratório de Arte Computacional do (MidiaLab/IdA/UnB). Atuou na Coordenação do GTArtes, grupo de trabalho responsável pelo processo de elaboração dos projetos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Teatro dos programas Universidade Aberta do Brasil e Pró-licenciatura, oferecidos pelas seguintes IES: UnB, UFMA, UFG, Unimontes e UNIR. Atua na equipe de coordenação do Programa de Formação Continuada de Professores, oferecida a Distância pelo Grupo Arteduca em parceria com a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, da Fundação Brasileira de Teatro. É autora do projeto do curso de especialização Arteduca: arte, educação e tecnologias contemporâneas. http://lattes.cnpq.br/1134822009829689

Prof.ª Dr.ª Lilia de Oliveira Rosa

IFG

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo – USP e Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora de música com livros e artigos publicados na área, tendo sido docente da FAAM-FMU, UNISANTOS e IFG. Desde 2012, integra equipe de professores do CENSUPEG, Joinville/SC, no Curso de Especialização em Educação Musical. Ministra cursos, oficinas e palestras onde aborda o entrelaçamento da arte/música com a educação, a cultura e a saúde.

Coordenadora por 13 anos no Conservatório Musical Souza Lima - SP, além de professora de piano, musicalização, disciplinas teóricas e regente coral infantil. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos segmentos: educação musical, música brasileira, formação de professores, prática de ensino/docência, didática musical, estágio supervisionado em música, metodologia musical, musicalização. linguagem e estruturação musical, rítmica, história da música e piano para iniciante.

http://lattes.cnpq.br/5010690518354621

Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Bezerra

UFSCAR

Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos DED/UFSCar. Possui graduação em Ciências Sociais pela Associação Limeirense de Educação (1996) Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-2016). Durante cerca de 20 anos, atuou como professora da educação infantil e da educação básica na Prefeitura Municipal de Limeira-SP É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar e membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo GEPEC. Atualmente participa de três projetos de pesquisa na área de Educação do Campo: Trabalho do Professor nas Escolas Rurais do Estado de São Paulo; A interiorização das instituições primárias rurais e a relação com o desenvolvimento da agricultura no Estado de São Paulo; A criação e disseminação dos grupos escolares rurais nas décadas de 1930 e 1940: modernização ou conservação?

http://lattes.cnpq.br/1095065753077001

Prof.ª Dr.ª Maria Osanette de Medeiros

UnB

Professora da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina. Doutora em Educação: área: Educação e Ecologia Humana. Linha de pesquisa: Educação Ambiental e Educação do Campo. Mestra em Educação na área de currículo e metodolatria de ensino, pela Universidade de Brasília. Licenciada em Pedagogia - Orientação Educacional e Magistério de 2º Grau pela UnB. Atuou como docente da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com atuação na educação infantil, ensino fundamental, magistério de 2º grau e docência no ensino superior. Atua principalmente nas áreas de orientação educacional, educação do campo e educação comunitária. Integrou equipes de assessoria às Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins (AEFACOT) e União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB). Membro da Diretoria do Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental - I-CEIA, situado em Brasília-DF. Atua como pesquisadora do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire da Universidade Estadual da Bahia 

http://lattes.cnpq.br/5918960051490357

Prof. Dr. Rogério Santos

UFT

Doutor em Música (Educação Musical) pela UFBA (2016). Mestre em Artes - Música pela UNESP (2001). Bacharel pela UNICAMP em Composição (1994) e Regência (1997). Formado em Violão erudito pelo Conservatório de Tatuí (1993). Obteve vários prêmios na área da composição musical, como o VII Concurso de Composição da UNESP (1991) e o I Concurso de Composição da Federação Mineira de Corais (1991). Teve obras executadas por importantes conjuntos instrumentais como a Orquestra Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Campinas e Grupo de Percussão do IA (UNESP). Como regente esteve à frente de diversos grupos profissionais e didáticos, entre eles a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo. Foi bolsista das principais agências financiadoras de pesquisa como a CAPES, o CNPQ e a FAPESP. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

site: http://rgsanttos.wixsite.com/maestro

Prof.ª Dr.ª Raquel A. de Carvalho

UFGD

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - SP. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, com especialização em Informatica na Educação. Atualmente é professora da Faculdade Intercultural Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Foi Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo - GEPEC e participou da concepção e estruturação do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins - campus Arraias. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em educação do campo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e diversidade, cultura e identidade.

Tem como principal linha de pesquisa a análise interdisciplinar da realidade das escolas rurais no sudoeste do Estado do Tocantins.

http://lattes.cnpq.br/1826522405057436

Convidados

​

Prof. Ms. Mônica Mitchell de Moraes Braga

IFG

Doutoranda em Arte pela UnB. Mestre em Cultura Visual pela FAV/UFG. Licenciada em Artes Plásticas pela FAV/UFG. Especialista em Formação de Professores pela UCG (PUC-GO). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Inhumas.

 

 

http://lattes.cnpq.br/7404650663127050

bottom of page